terça-feira, 26 de outubro de 2010

CORREÇÃO DA TAREFA - QUINTA SÉRIE - PÁG. 53 a 55

CORREÇÃO QUINTA SÉRIE  - PÁG. 53 a 55.

1- Início da Crise: Por volta do século III. Principais fatos da crise: Esvaziamento das cidades, crescimento das áreas rurais, intensificação da fome e das doenças, desenvolvimento de novas práticas de trabalho e elevação dos já altos impostos. Fatores internos: Diminuição das conquistas territoriais e comerciais, redução dos escravos, queda na atividade econômica e desorganização política. Fatores externos: As invasões bárbaras, principalmente germânicas. Medidas tomadas pelo governo para conter a crise: Elevação dos impostos. Resultados: Queda e fragmentação do Império do Ocidente em 476 d.C.

2a - Ao período do Alto Império.
2b - O autor critica a organização política no governo de Otávio Augusto, pois essa concentração total de poder nas mãos dos imperadores será uma das causas da queda do Império Romano.

3a - Politeísmo.
3b - Ísis e Osíris.

4a - Sinésio, 401 d.C., Barcelona, 1967.
4b - O autor está identificando a ameaça dos bábaros tomarem o poder em Roma.
4c - O autor sugere que sejam recrutados soldados romanos e que os bárbaros sejam dispensados.

5- O espetáculo mais apreciado era o combate de gladiadores. Estas apresentações faziam parte da política do pão e circo, na qual acredita-se que um povo com alimento e diversão não se revolta contra seus governantes. Algo parecido com o que há no Brasil, com os programas sociais do governo e o futebol.

6a- "Nada que não se permita ao acusado deve ser permitido ao acusador" e "Ninguém sofrerá penalidade pelo que pensa".
6b - Não, pois, de acordo com as leis, as pensalidades deveriam levar em consideração a idade e a inexperiência do culpado.
6c - Resposta Pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário