Orientações: Pessoal, estas perguntas são o eixo da prova. Lembrem de resolver todos os exercícios, inclusive os já corrigidos, como os da apostila, para estudarem direito.
1- Por que dizemos que na época em que D. Pedro I abdicou do trono o Brasil não estava politicamente unificado?
R: Porque as elites locais brasileiras estavam mais preocupadas com seus interesses regionais. Não havia ainda no Brasil um sentimento forte de nacionalismo.
2- Por que tivemos o período regencial no Brasil, entre 1831 a 1840?
R: Porque D. Pedro I tinha abdicado do trono e D. Pedro II era uma criança de 5 anos e não tinha condições de assumir o trono.
3- Por que tivemos tantas revoltas no Brasil durante o período regencial?
R: Porque o governo central estava enfraquecido e havia um forte movimento republicano no Brasil, influenciado pelos republicas vizinhas, além dos interesses regionais, já citados no exercícios número 1.
4- Quais são as diversas versões existentes que explicam os motivos da Guerra do Paraguai?
São três versões: Na primeira, os países da tríplice aliança, Brasil, Argentina e Uruguai, teriam se unido para derrotar Solano Lopes, presidente paraguaio que poderia atacar os países da Aliança. Na segunda versão, a Inglaterra e a vilã da história, pois teria provocado a guerra por interesses comerciais. Na terceira, os problemas regionais, como a necessidade paraguaia de navegar por rios de países vizinhos para exportar seus produtos industrializados, teriam levado ao conflito.
5- Quais foram as consequências desta guerra para o Brasil e para o Paraguai?
R: Brasil: O exército saiu fortalecido da guerra e o pai ficou muito endividado com a Inglaterra. Paraguai: Teve seu parque industrial completamente destruído e cerca de 80% da população masculina morta no conflito.
6- Retire do texto da pág. 198 uma frase que demonstre a importância do café para o Brasil.
R: “O Brasil era o maior exportador e produtor mundial de café, representando 40% da produção mundial e 80% da produção agrícola do nosso país.
7- Quais mudanças foram favorecidas no Brasil pela expansão cafeeira?
R: investimento nas indústrias, urbanização das cidades, construção de ferrovias, entre outros.
8- Por que os ingleses tinham tanto interesse no fim do tráfico de escravos no mundo?
R: O tráfico de escravos tirava dos ingleses a possibilidade de aumentar o seu comércio de produtos industrializados, pois o tráfico gerava muito dinheiro para os países envolvidos.
9- Qual a importância da Lei Eusébio de Queiros para o fim da escravidão?
R: Esta lei foi o primeiro passo para acabar com a escravidão, pois proibia de fato o fim do tráfico negreiro.
10- O que motivava os imigrantes europeus a virem para o Brasil?
R: A fuga das crises e batalhas existentes na Europa naquela época, século XIX, e a oportunidade de ter uma vida melhor da América.
11- O que era a imigração subvencionada?
R: Era o financiamento brasileiro para a imigração, que pagava todas as despesas para trazer os imigrantes para o Brasil e ainda os alojava na Hospedaria dos Imigrantes.
12- Por que os imigrantes foram trazidos para o Brasil?
R: Para substituir a mão-de-obra dos escravos e realizar o chamado “branqueamento” da população.